Projetos

Mostra Integrada

A Mostra Integrada é um evento em que alunos e professores socializam experiências de conhecimentos e de múltiplas aprendizagens em todas as áreas do conhecimento. Leva o aluno a possibilidade de trabalhar um assunto do seu interesse. Através da construção do trabalho, cria-se um maior entrosamento entre pais e filhos.

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio participam com seus trabalhos e apresentações. As turmas da Ed. Infantil ao 4º ano participam com temas estabelecidos pelos professores e alunos a partir do 5º ano formam grupos com temas a serem escolhidos por eles e orientados pelos professores.

Esses trabalhos são apresentados das mais diversas formas, amparados por pesquisas, estudos e muita criatividade.

O evento, que acontece anualmente em outubro, envolve todos os conteúdos de forma interdisciplinar e movimenta a comunidade escolar em dois dias de trabalhos/apresentações.

Projeto Bilíngue


A globalização faz com que o inglês se efetive cada vez mais como algo fundamental. Há algum tempo já percebemos que o inglês é a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da comunicação com todo o mundo.

Tendo isso em vista, o NEP Praia de Itaparica se atentou ao ensino da Língua Inglesa em sua unidade. Dessa forma, alunos da Educação Infantil (a partir de 2 anos) já são oportunizados a ter contato diário com a língua inglesa dentro da sua carga horária escolar. Através de aulas dinâmicas com músicas, brincadeiras, histórias e fantasia eles se habituam à língua, tornando natural a aquisição de vocabulários novos. Durante toda a Educação Infantil temos um projeto que amplia o envolvimento da família com a língua inglesa, o projeto PET! Esse projeto oportuniza a vivência da língua inglesa para além da escola. Os alunos recebem um visitante, um PET (bicho de estimação), para fazer parte da rotina diária e assim, praticar o inglês em casa, juntamente com a família.


No Fundamental I, a carga horária de Inglês acontece em quatro aulas semanais, sendo estas voltadas à gramática, construção de vocabulário, lapidação das habilidades de ouvir, falar, ler e escrever através de atividades pedagógicas diferenciadas. Trabalhamos a leitura através do livro paradidático, trabalhando e explorando diversas temáticas e vocabulários.


Para dar continuidade ao conhecimento adquirido até então, ao chegar ao Ensino Fundamental II os alunos estudam no formato de Nivelamento com três aulas semanais. Neste formato, os alunos têm a oportunidade de estudar com outros alunos que se encontrem no mesmo nível de aquisição da língua inglesa. Esta é uma maneira de potencializar o aprendizado e estimular o crescimento dos alunos. Em resumo, a aquisição de uma nova língua passa pelo contato cada vez maior com ela, onde ouvir e falar são pilares principais no processo.

Criatech

Criatech é um projeto que tem como objetivo iniciar e desenvolver habilidades e competências para criar uma proximidade dos nossos alunos com temas tecnológicos. As Oficinas de Criatividade e Tecnologia ampliam em nossos alunos o know-how  em lógica, organização e gerenciamento de tempo, sempre trazendo tecnologias como ponto focal de ensino. 


O projeto funciona no modelo de aulas semanais e atende as turmas do 1º ano do Fundamental 1, 2º ano do Fundamental 1, 3º ano do Fundamental 1, 6ºa ano do  Fundamental 2 e  7º ano do Fundamental 2.


Durante as aulas os alunos tem contato com robótica através do kit da parceira Sam Labs, pensamento computacional, programação, programação de jogos, storytelling e muito mais.




Programa de Educação Socioemocional


O Programa de Educação Socioemocional do NEP é um projeto pedagógico que utiliza um método inovador que tem como base a psicologia positiva, a interação, a criatividade e as metodologias ativas como ferramentas para desenvolver o eu, o outro e o coletivo escolar. Promovendo habilidades importantes entre os alunos como: a flexibilidade cognitiva, a afetividade, a tomada de decisão e resolução de problemas visando ampliar o seu poder cognitivo e social e fortalecer o aprendizado. O programa está em todos os segmentos desde a educação Infantil. 

NEPONU

Quanto do mundo cabe dentro de uma sala de aula?

Desde de 2015 os alunos do NEP Praia de Itaparica descobriram que cabe muito mais do que se pode imaginar. Com a escola participando do mundo das simulações desde 2001, através do Minionu PUC-Minas, um grupo de alunas do ensino médio decidiram que era hora de organizar a própria simulação e, orientadas pelos professores Júnior Silva e Patrícia Schwab realizaram em 2015 o primeiro NepOnu, tendo como tema Mídia e Terrorismo, contando com a participação de cerca de 40 alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º Série do ensino médio e debatendo política externa, terrorismo e informação, buscando de forma simulado respostas diplomáticas para discutir as demandas da agenda internacional.

Através das simulações os alunos vêm descobrindo um outro lado do conhecimento, onde ele deixa de ser um mero expectador e se torna protagonista, onde descobre suas potencialidades e supera seus limites, e através do NepOnu nossos alunos encontraram a oportunidade de descobrir tudo isso do nosso jeito.


MINIONU

O MINIONU é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas que objetiva a discussão de temáticas políticas, econômicas e sociais no âmbito internacional do alunos 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Esse evento integra-se ao conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo, configurando um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.

Por meio do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, são constituídos comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com  agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes à agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece em sua realidade. Os alunos  transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuídos. Para tanto, esses alunos passam por um período de preparação na escola, sob supervisão de professores.

Durante quatro dias, os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e acordam acerca dos temas em questão. Sendo assim os estudantes, estarão à prova não somente dos conhecimentos, mas também à capacidade de relacionamento, diálogo e gerência de imprevistos.

Dessa forma, o MINIONU, ao adotar tais características, contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento, diferenciado-o não apenas dos demais modelos, mas por obter seu reconhecimento por fazer a diferença na vida de milhares de jovens brasileiros.

Vai e Vem

 O projeto literário Vai e Vem tem como objetivo estimular o gosto pela leitura desde o início da jornada escolar. Através do projeto estimulamos a leitura do adulto para a criança e a leitura da própria criança (leitura de imagens, reconhecimento de letras e palavras).

Ao final de cada semana, os alunos levam para casa um livro diferente e uma atividade referente ao livro.

Essa é uma atividade que envolve toda a família!

Estante Mágica 

O projeto Estante Mágica promove momentos incríveis de muita criatividade, produção de texto e imaginação, além de eternizar momentos com histórias de autores especiais.

Nesse projeto o professor escolhe o tema gerador e cada criança elabora sua história. Com o auxílio da professora, os alunos escrevem o livro em sala de aula e ilustram as páginas de seus próprios livros.

A Estante Mágica transforma a história de cada aluno em livros de verdade. Os pais, amigos e familiares participam do lindo evento de autógrafos ao final do projeto.


Ciranda da Leitura

É um projeto anual que tem por objetivo principal proporcionar a leitura por prazer e com isto colaborar com a formação do aluno como leitor. A ciranda acontece quinzenalmente e consiste na leitura frequente de histórias e troca de livros entre os alunos da sala, que proporcionam a ampliação do olhar acerca da diversidade de possibilidades literárias. Além disso, a leitura serve como estímulo para imaginação, a afetividade, a recriação do mundo, aumenta o vocabulário, familiarizando-se com regras gramaticais e aprende a utilizá-las.

É de grande importância a participação dos pais , incentivando a leitura, o  cumprimento das atividades e a conservação dos livros recebidos durante o projeto.  

Criar Literário

 O Criar é um Projeto que objetivamos  vivenciar a leitura por meio do livro físico, e concomitante aos livros nossos alunos também vivenciam atividades que proporcionam empirismo, havendo assim a consolidação de memórias.

Após as atividades realizadas com os alunos, acontece a culminância em data prévia com a presença dos responsáveis. Neste dia, prestigiamos trabalhos e danças criadas pelos nossos alunos.

Aluno Nota 10

No Fundamental II (6° ano ao 9° ano) para os alunos que se destacarem durante o 1° e 2° trimestre, a escola premia com uma camisa destaque "Aluno Nota 10". A finalidade principal é fazer com que o aluno desperte para uma melhor busca de resultados, em toda sua atuação na escola, tornando-se referência para os demais.

Projeto Curta Nossa História

O projeto Curta Nossa História, desenvolvido no Núcleo Educacional Piaget -Itaparica, visa envolver os alunos na experiência de trabalhar conteúdos relacionados com História e outras disciplinas através de uma narrativa cinematográfica, fazendo uma utilização relevante de recursos tecnológicos audiovisuais que cada vez mais estão ao alcance dos jovens. Desta forma, busca-se recriar o passado indo além do tradicional livro, abrindo novas possibilidades de pesquisa e narrativas buscando outras análises e emoções, traduzidas pela nossa língua e pela nossa arte. É o uso da estética para se entender o passado e, por decorrência, o presente, dentro de uma proposta pedagógica inovadora. 

A linguagem cinematográfica foi escolhida por seu aspecto lúdico de grande força entre o público jovem, e por também possibilitar a utilização de recursos tecnológicos cada vez mais acessíveis à atual geração.

Como conclusão do projeto, todos os filmes são exibidos em um evento de confraternização onde são premiados nas seguintes categorias: 

Professores Coordenador do Projeto:

Júnior Silva: História