Pesquisar:
Ok
Usuário: Senha:
Esqueceu?
Tempo
Projetos


 SÉRIE                     NOME
 Maternal
Higiene Divertida
Brincando Com Os Alimento
 1º Período
Brincando Com Cores e Formas Geométricas
Meios De Transporte
 2º Período
Quem Sou Eu?
As Plantas Crescem?
 3º Período
Contadores de Histórias
Como Crescem As Plantas?
 Maternal ao 3º PeríodoConhecendo e Respeitando Os Animais
 Maternal  ao 5° ano EFPor uma Escola Mais Educada e Afetiva
 1º ano E.F.
Ler e Fazer Na Biblioteca: Criar Novas Práticas de Leitura
Receitas da Vovó
Viajando No Mundo Da Leitura
Os Animais
 2º ano E.E.
Os Animais Silvestres e a Fauna Brasileira
Um Pouco De Poesia
 3º ano E.F.A Importância Da Alimentação Na Construção Do Ser
 4º ano E.F.A Água Nossa De Cada Dia
 4º e 5º ano E.F.Literatura Da Língua Inglesa “Reading”
 5º anoO Jornal na Sala de Aula
 6º ano
Gramática Também se Aprende Utilizando a Informática
Na Hora do Conto
 6º e 7º anoRoda da Leitura
 7º ano
Lixo é Luxo
Plantas Medicinais em Nosso Dia a dia
 8º ano E.F.
Excursão Pedagógica Petrópolis
Seja Cidadão, Seja Solidário, Seja Voluntário
Olimpíada Brasileira de Matemática
Poesia Sem Fronteiras
 9º ano E.F.
Consumo Consciente
Excursão Pedagógica São Paulo
 Ensino Médio“MINI-ONU”– PUC, Minas Gerais
 2º ano E.F. e MédioProjeto Bullyng


POR UMA ESCOLA MAIS EDUCADA E AFETIVA (Maternal ao 5º ano EF)
A escola é hoje o espaço onde a criança passa grande parte de seu tempo, vivendo e trocando experiências com outras crianças e adultos. É fundamental, para o aprendizado, é à base da nossa vida, tanto profissional como social. Por meio dela é que adquirimos conhecimentos cognitivos e sócio-afetivos, aprendendo a ser um cidadão crítico e reflexivo, co-agente da sociedade em que vivemos.
Tendo em vista as diversidades e peculiaridades de cada um, é essencial trabalhar a importância de conceitos como respeito, solidariedade, amizade e boa convivência, a fim de que o processo educativo ocorra de maneira harmoniosa.


LER E FAZER NA BIBLIOTECA: CRIAR NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA (1º ano E.F.)
A leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive, tanto para alunos, quanto profissionais da educação, atender as exigências e as funções da escrita e da fala no seu cotidiano.


RECEITAS DA VOVÓ (1º ano E.F)
A realização deste projeto tem o propósito de resgatar a interação da Família X Escola. Este projeto Receitas da Vovó nos permitirá desfrutar de ricos momentos de aprendizagem a oportunidade de conviver harmoniosamente com idosos, tratando-os com respeito e solidariedade.


EXCURSÃO PEDAGÓGICA PETRÓPOLIS ( 8º ano E.F.)
As viagens pedagógicas são uma tendência na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. Para tanto, propomos um resgate à história do Brasil Imperial através do conhecimento da cidade histórica de Petrópolis.


SEJA CIDADÃO, SEJA SOLIDÁRIO, SEJA VOLUNTÁRIO
O trabalho filantrópico de milhões de brasileiros tem acelerado o processo que está transformando o Brasil carente em Brasil cidadão.
O objetivo desse projeto é motivar o aluno para os gêneros a serem trabalhados na unidade, através de debates sobre cidadania e leitura de textos.


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é oportunizar aos nossos alunos, através da OBM, questões que envolvam raciocínio lógico, conhecimentos adquiridos nas aulas e no seu cotidiano.


EXCURSÃO PEDAGÓGICA SÃO PAULO (9º ano E.F.)
As viagens pedagógicas são uma tendência na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. Esse projeto tem como objetivo realizar um mergulho na história sócio-econômica e política do Brasil através do estudo in loco da megalópole que é São Paulo.


“MINI-ONU”– PUC, MINAS GERAIS (Ensino Médio)
O ensino contemporâneo necessita de um alcance mais amplo, que “ultrapasse os muros da escola”. Nesse sentido, apresentamos o Projeto Modelo de Simulação da ONU. Essa metodologia consiste em simulações internacionais da ONU, na qual os alunos são levados a um amplo e interessante estudo, a respeito de determinado país, no que concerne às suas estruturas e sua política externa.

 
PLANTAS MEDICINAIS EM NOSSO DIA-A-DIA (7ºano)
As plantas medicinais, assim como as consideradas aromáticas para temperos culinários estão presentes no nosso dia a dia e acompanham as pessoas desde tempos antigos.
Os chás que avós e tias diziam que faziam bem para uma série de males receberam a atenção de pesquisadores e muitos deles comprovaram serem eficazes.
Portanto, o objetivo desse projeto é estudar as propriedades das ervas medicinais através da confecção de um fichário.


O JORNAL NA SALA DE AULA (5º ano)
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito a leitura e à produção textual.
Trata-se de um projeto que para a grande maioria dos alunos envolvidos lhes permite repensar conteúdos, articularem argumentos e compor textos explicativos.


PROJETO BULLYNG (2º ano E.F. e Médio)
Bullying significa: humilhar, intimidar, ofender, agredir. O que para muitos era "normal", coisa de criança e de adolescente é, na verdade, bullying - palavra em inglês que é usada com o sentido de zoar, gozar, tiranizar, ameaçar, intimidar, humilhar, isolar, perseguir, ignorar, ofender, bater, ferir, discriminar e colocar apelidos maldosos.
Tem como objetivo Minimizar comportamentos inadequados (apelidos, discriminação, etc.) através da interdisciplinaridade, conscientizando os alunos da responsabilidade e do envolvimento de cada um no processo de aprimorar os relacionamentos intra e interpessoal.

 
GRAMÁTICA TAMBÉM SE APRENDE UTILIZANDO A INFORMÁTICA (6º ano)
A distância entre a língua falada e a escrita sempre existirá, porque esta é mais conservadora, enquanto aquela é o motor das mudanças, mas, algumas regras devem ser conservadas. E a tecnologia pode levar o aluno a conhecer melhor o emprego correto dos pronomes, desenvolvendo de atividades que envolvam a gramática como a utilização do Word e da Internet.


NA HORA DO CONTO (6º ano)
Podemos encontrar textos do tipo narrativo-descritivo em vários momentos do nosso dia a dia, por exemplo, na televisão, no jornal e até mesmo em livros ou contos. Dessa forma o projeto tem como objetivo propor a escrita de textos narrativo-descritivos por meio da construção do enredo.


RODA DA LEITURA (6º e 7º ano)
Difundir o gosto pela leitura em torno da escola é benéfico à comunidade e aos alunos, por propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar os alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda a sua trajetória escolar, além de ampliar as compreensão de mundo.
É notório, hoje em dia, o desinteresse pela leitura entre os adolescentes, que na maioria das vezes, as razões são econômicas e/ou culturais. Nessa perspectiva que o projeto foi desenvolvido com objetivo de despertar o prazer e o interesse pela leitura, estimulando os alunos a encontrarem na Literatura uma fonte de lazer.

 
CONSUMO CONSCIENTE (9º ano)
A formação de alunos com maior capacidade de utilizar critérios sócio ambientais, em suas decisões de compra, poder ser o maior instrumento em prol de ma sociedade mais saudável, justa. Atualmente, a necessidade de lucro é primordial para os negócios. Esta é a grande “mola propulsora” de grande parte de decisões estratégicas envolvendo a maior parte de fatores de produção (matéria-prima, mão de obra, etc) e investimentos. Compreendendo a realidade social dos direitos e suas responsabilidades ligadas as suas escolhas de consumo, o consumidor ganha em cidadania. A inclusão na educação escolar de temas relacionados ao consumo consciente é essencial para transformar a sociedade.
Sendo assim, o objetivo do projeto é contribuir para que os alunos entendam algumas das relações que envolvem o dinheiro e se tornem consumidores críticos e responsáveis. Conhecer seus direitos e deveres do consumidor e o consumo consciente.


POESIA SEM FRONTEIRAS (8º ano)
A poesia pode estar presente em diferentes linguagens e que independe do material utilizado para expressá-la, ou seja, ela pode ser representada em imagens do cotidiano e em criações artísticas, por exemplo, escultura, fotografia, murais de rua, telas, instalações e outros.
Objetivando o despertar do olhar sobre a poesia em imagens que o projeto foi criado, onde o aluno será conduzido à reconhecer como a poesia pode estar presente no dia a dia e como podemos organizar os passos de um projeto poético.


LIXO É LUXO (7º ano)
Estudar sobre o lixo é de suma importância, pois trará grande contribuição não só para a atuação governamental no que tange a destinação correta dos resíduos sólidos, como também para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo poder ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aula, facilitando assim, o processo ensino aprendizagem.
Dessa forma, o projeto objetiva despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.


HIGIENE DIVERTIDA (maternal)
Na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá início a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal de uma forma lúdica e educativa.


BRINCANDO COM OS ALIMENTOS (maternal)
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Com esse projeto pretendemos promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. Estimulando à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas e ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição dos alunos a práticas alimentares inadequadas.

 
BRINCANDO COM CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS (1º Período)
Esse projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-la.

 
MEIOS DE TRANSPORTE (1º Período)
O conhecimento sobre os meios de transporte é o tema deste projeto, que será desenvolvido com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela pesquisa, produções de textos, leituras, informática educativa, além de proporcionar aos alunos uma aula dinâmica e criativa envolvendo o tema principal.


QUEM SOU EU? (2º Período)
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.
Logo, possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada é o objetivo desse projeto.


AS PLANTAS CRESCEM? (2º Período)
As plantas estão presentes na nossa vida e no planeta em que vivemos, compartilhando espaços com os seres humanos e não sabemos exatamente como são e o que é necessário para mantê-las vivas.
O projeto em questão visa conduzir o aluno na observação do desenvolvimento das plantas, estudando e acompanhando as etapas de seu crescimento e das partes que a compõe.


CONTADORES DE HISTÓRIAS (3º Período)
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. A literatura infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo na criança um comportamento prazeroso.
E é dessa forma que o projeto tem como objetivo levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.


COMO CRESCEM AS PLANTAS? (3º Período)
As plantas estão presentes na nossa vida e no planeta em que vivemos, compartilhando espaços com os seres humanos e não sabemos exatamente como são e o que é necessário para mantê-las vivas.
Para tal o projeto tem como objetivo conduzir o aluno a acompanhar e descobrir, “como crescem as plantas”, pesquisando e estudando sobre a transformação e as partes das plantas.


CONHECENDO E RESPEITANDO OS ANIMAIS (Maternal ao 3º Período)
Os animais têm uma importante presença no mundo das crianças (desenhos animados, histórias, jogos, etc) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais despertando o interesse e o cuidado com o meio ambiente e o cuidado com os animais.

 
VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA (1º ano E.E.)
A importância da leitura e escrita na educação de forma lúdica e investigante é o assunto de nossa pesquisa, visando despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os mais variados recursos.
Dessa forma, o projeto visa despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas, bem como, contribuir para a reflexão crítica no processo de socialização, através da interação família e escola.
OS ANIMAIS (1º ano E.F.)
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Os animais têm uma importante presença no mundo das crianças (desenhos animados, histórias, jogos, etc) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais despertando o interesse e o cuidado com o meio ambiente e o cuidado com os animais.
OS ANIMAIS SILVESTRES E A FAUNA BRASILEIRA (2º ano E.E.)
O Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente. É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza.
Consequentemente, é necessário conscientizar os alunos sobre a responsabilidade de cada um em relação à preservação desses animais e da natureza em geral.
UM POUCO DE POESIA (2º ano E.F.)
A poesia é um instrumento de expressão de ideias e sentimentos, possibilitando o leitor a vivenciar e compreender as inúmeras transformações por que passa o mundo.
Não se forma leitores críticos e reflexivos sem o contato íntimo com os textos. Uma das maneiras de propiciar isso ao aluno é fazer com que vários autores circulem entre as crianças, de forma que estas troquem ideias sobre a leitura, partilhando opiniões e experiências. É importante que o material apresentado aos alunos seja interessante, de fonte confiável e desperte a curiosidade das crianças.
Sendo esse o objetivo principal do projeto, propiciar ao aluno o acesso e o contato com diversas obras políticas, tornando a leitura um ato prazeroso e possibilitando a integração dos alunos por meio da troca de textos de autores diversos e também dos textos produzidos pelas próprias crianças.
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO SER (3º ano E.F.)
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura “Fast-food”, elaboramos esse projeto que visa promover a educação alimentar e nutricional a partir de metas e atitudes saudáveis.
A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA (4º ano E.F.)
No ambiente interno da escola e da casa também persiste a problemática do desperdício de água, apesar dos esforços pedagógicos em inibi-los. A proposta da nossa escola é: “Preparar o aluno para a vida, oportunizando a construção de conhecimentos em um espaço de cidadania e valores”. Sendo assim esse estudo iniciou-se com um processo de conscientização, primeiramente dentro da escola e depois na comunidade, por meio de questionamentos.
LITERATURA DA LÍNGUA INGLESA “READING” (4º e 5º ano E.F.)
Além da língua materna outros idiomas fazem parte do nosso dia a dia, principalmente a língua inglesa, sendo inclusive muito requisitada no mundo do trabalho.
Pensando nessa situação que esse projeto foi desenvolvido com objetivo de estimular o gosto pela leitura da língua inglesa e incentivar o hábito da leitura utilizando texto estrangeiro, ampliando o vocabulário do aluno.

(Esta página foi visitada 1410 vezes.)
Rua João Mendes, 670 - Praia de Itaparica - Vila Velha - ES
27 3339 2705


Pressione "F11"
se não conseguir
visualizar esta
janela inteira.
  Fechar
Fechar
Aguarde, carregando... Aguarde...